Madrigal do IFBA


MADRIGAL DO IFBA
Campus Vitória da Conquista

A palavra Madrigal é utilizada mais comumente para designar uma forma de construção musical vocal que nasceu na Itália no séc. XIV, na qual o elemento literário tem papel fundamental. Atualmente, o vocábulo é empregado como sinônimo de coro ou coral, servindo para identificar grupos vocais reconhecidos pelo elevado nível e rigor artístico.

O Madrigal do IFBA é um projeto musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Vitória da Conquista –, criado com o objetivo de possibilitar a manutenção da prática musical dos estudantes/coralistas egressos da instituição. Atualmente é formado por alunos, ex-alunos e pais de alunos do Instituto, bem como por amigos da comunidade, representantes de outras instituições de ensino e amantes da música vocal.

Tem como prioridade executar repertório coral à capela e repertório sinfônico, com um grau elevado de dificuldade técnica e musical, priorizando a pesquisa em torno de compositores brasileiros.

Teve seu primeiro ensaio em março de 2008 e quatro meses depois sua primeira apresentação no X Encontro UESB de Corais. Em agosto do mesmo ano, iniciou uma série de concertos comemorativos dos 200 anos da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, com apresentações no Auditório do IFBA; no Teatro Glauber Rocha, da UESB e no Auditório da UNEB, em Caetité, BA. Fez concerto na programação dos festejos do Centenário da Rede Federal de Educação Tecnológica, no Auditório do Campus Vitória da Conquista, em 2008 e no ano seguinte participou da cerimônia de Posse da Reitoria do IFBA, no Campus Salvador. Na Catedral Nossa Senhora das Vitórias, em 2008, 2009, 2010 e 2011, fez concerto comemorativo na programação de aniversário da cidade de Vitória da Conquista.








Madrigal do IFBA. Concerto de comemoração aos 171 anos de Vitória da Conquista.
Catedral Nossa Senhora das Vitórias, 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário